O Vinho na atualidade tem atraído para seu bojo uma infinidade de pessoas que buscam conhece-lo melhor. Procuram aprender como incorporar o hábito saudável de degustar uma taça de vinho aos seus costumes cotidianos. 

Por isso foi criei o site BEBER VINHO. Este é o lugar para quem deseja aprender com facilidade sobre esta cultura que faz cada vez mais parte da vida do brasileiro. Há 30 anos atrás o consumo no Brasil era de 1,8/litro por habitante e o consumo era de vinho básicos, de pouca qualidade. Hoje o consumo passa de 2,8 litro por habitante, com  a vantagem de o nível de qualidade ser infinitamente melhor. 

Minha formação se deu nos cursos da ABS-SP. A Associação Brasileira de Sommeliers-SP leva há mais de vinte anos conhecimentos e cultura do vinho por todos os cantos do Brasil, com seriedade e comprometimento. Tenho orgulho de fazer parte desta linha de pensamento e filosofia. 

A outra importante escola foi a da vida, do convívio com as duvidas, as alegrias das descobertas, das convivências com alunos, dos confrades de confrarias que ajudei formar (foram muitas), dos amigos que se reúnem na informalidade de um jantar temático, vinhos emblemáticos, às vezes raros, às vezes caros e muitas vezes prazerosos.

Ainda vivemos um pequeno universo neste ano de 2016.  Creio que nos próximos cinco anos teremos  uma considerável expansão no consumo de vinhos do Brasil. Espero cruzar com você nesta caminhada. Vamos juntos?

Acir Valença.